Serviços de SEO para Negócios Locais: Para que Servem?

Se tem um pequeno negócio, provavelmente, já ouviu falar em serviços de SEO para negócios locais. Ou, pelo menos, em SEO. Se nada disto lhe é familiar, não se preocupe. Fique connosco que explicamos tudo. Comecemos pelo início: o que é SEO e em que é que pode ajudar o seu negócio local?

 

O que é o SEO e em que Pode Ajudar os Negócios Locais?

SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization, o que significa, traduzindo, otimização para motores de busca. Na prática, o SEO é uma estratégia que faz com que o seu website apareça nas primeiras páginas do Google quando alguém pesquisa por palavras ligadas ao seu negócio.

Imaginemos, por exemplo, que tem uma barbearia num dos maiores distritos do país. Interessa-lhe que, quando alguém (um possível cliente) vá ao Google e pesquise por “barbearias em Lisboa” ou “barbearias Porto”, o seu website seja um dos primeiros resultados orgânicos a aparecer, certo?

É aqui que entram os serviços de SEO para Negócios Locais. Esta estratégia faz com que, quando pesquisam por determinadas palavras-chave no Google, o seu site seja um dos primeiros a aparecer, tirando os anúncios pagos que surgem sempre no início.

 

E Como Funciona o Serviço de SEO Para Negócios Locais?

Na prática, tem duas fases fundamentais. Primeiro, é preciso fazer aquilo a que uma agência de marketing local chama SEO On-Page e depois passamos à fase do SEO Off-Page. A primeira é feita de uma só vez para aumentar a visibilidade online do website e a segunda constrói-se ao longo do tempo. Mas, como funcionam, na prática? É simples, venha daí.

       1. Serviço de SEO para Negócios Locais: Otimização On-Page

Esta fase consiste em corrigir todos os erros que possam subsistir no seu website e em otimizá-lo para as palavras-chave que fazem mais sentido para o seu negócio. Para sabermos quais são essas palavras, utilizamos ferramentas de análise de keywords – como o Google Analytics – que nos fornecem esses dados.

Depois, temos de otimizar todo o texto do seu site para essas palavras, incluindo inserir essas keywords nas descrições, apresentação, serviços e tudo o resto. Mas, não só. São necessárias algumas intervenções técnicas no website para corrigir:

  • Os links de cada página;
  • Os alt text de cada imagem;
  • As metatags;
  • O URL;
  • A title tag;
  • A meta description;
  • Os H1s, h2s e subtítulos;
  • Os links internos;
  • Garantir que o site é indexado;
  • Aumentar a velocidade de carregamento;
  • Assegurar que o website é responsivo (adaptado a dispositivos móveis);
  • Criar um blog para publicar artigos de Copywriting otimizados.

Depois desta fase, que deverá ser efetuada por uma agência de marketing local, segue-se o SEO para negócios locais Off-Page. Vejamos abaixo do que se trata.

 

       1. Serviço de SEO para Negócios Locais: Copywriting

Uma vez otimizado o site, é necessário criar conteúdo que o Google considere relevante para dar mais importância à sua página e mostrá-la antes de outras páginas concorrentes. Esse conteúdo consiste em artigos de blog otimizados para SEO que devem ser publicados no blog do seu website. A isso chama-se um serviço de Copywriting para SEO local.

Mas, não se trata de um qualquer conteúdo. Além da qualidade da escrita e da relevância dos temas – que devem ser relacionados com o seu negócio -, é importante seguir determinadas regras para que o Google considere esses artigos relevantes e os suba nos resultados das pesquisas.

Quais as regras de Copywriting para SEO Local?

  • Inserir a palavra-chave principal em 5% do texto;
  • Inserir as palavras-chave secundárias 2 a 3 vezes cada;
  • Introduzir a keyword principal no título e na meta description;
  • Inserir imagens com a keyword no alt text;
  • Colocar links internos e externos em expressões relevantes;
  • Colocar expressões com as keywords a negrito no texto.

As regras não se esgotam nesta lista, mas estas são já uma ajuda preciosa para o SEO do nosso negócio local. A relevância dos temas, a qualidade da escrita e a pertinência das imagens são fatores deveras importantes.

 

Como fazer SEO para Negócios Locais?

Pode tentar pesquisar na web pelas regras e tendências do SEO local para negócios, mas a melhor forma, sobretudo se não tem tempo nem meios para o fazer, é consultar uma agência de marketing local.

Nada melhor do que uma agência de marketing digital local para atrair clientes da região. Mas, quais as vantagens de contratar uma pequena agência de marketing local?

  1. Conhece a zona e os seus potenciais clientes;
  2. Conhece o seu negócio e a concorrência;
  3. Está mais próxima e sempre acessível;
  4. Implica custos menores;
  5. Tem maiores conhecimentos de SEO para negócios locais.

São várias as vantagens de optar pela consultoria de marketing digital para empresas locais. Para saber mais ou aumentar a visibilidade online da sua micro ou pequena empresa, contate a agência de marketing local Agência do Bairro.

 

Conheça já os nossos serviços de SEO para negócios locais!

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