Produção de Conteúdos
Os conteúdos são a base e a nutrição de qualquer estratégia digital. Produzimos conteúdos otimizados para os motores de busca e adequados aos mais variados suportes digitais: Websites, Blogs, Newsletters, Redes Sociais, E-mail Marketing, eBooks e Brochuras Digitais, entre outros.
A necessidade cada vez maior da produção de conteúdos
A criação de conteúdo é a base para atrair clientes nos canais digitais. É cativando os utilizadores e os seus potenciais clientes, que os conseguirá levar ao seu blog e daí para o seu website, onde tem a sua oferta comercial. Os conteúdos do seu site e do seu blog devem ser tão cativantes e úteis que acrescentem valor aos seus leitores e os levem onde pretende: aos seus produtos e serviços.
Os conteúdos são o motor de vendas do futuro, mas não basta escrever três ou quatro parágrafos relevantes para angariar clientes. É necessário estudar o seu público-alvo e ir ao encontro das suas necessidades. Acrescentar valor ao potencial cliente é a premissa do futuro, quer seja para o seu site, blog, newsletters, redes sociais ou outros suportes. Na base da criação de texto, tem de estar sempre uma estratégia de conteúdos.
O que é uma estratégia de conteúdos?
É um processo em que vai definir para quem vai escrever, que temas vai abordar, qual o tipo de linguagem a utilizar e os objetivos dos conteúdos. A produção de conteúdos tem de incluir sempre as palavras-chave para cada negócio e empresa, isto é, as expressões ou palavras pelas quais os seus potenciais clientes procuram empresas como a sua na Internet.
Fases de uma estratégia de conteúdos:
- Definição do público-alvo
- Definição dos objetivos do conteúdo
- Definição da linguagem a utilizar
- Definição das palavras-chave a potenciar
- Definição dos temas a abordar
- Planeamento dos conteúdos
- Pesquisa e criação dos textos
- Publicação dos conteúdos
Os conteúdos do seu website devem ser informativos, cativantes e ir ao encontro do que o seu público procura. A maioria dos sites empresariais tem páginas de texto que ninguém lê e que apenas provocam ruído nos leitores. Por outro lado, no blog da sua empresa, pode diversificar os temas e procurar atrair clientes abordando temas do seu interesse.
Tipos de conteúdos
- Informação para o seu website
- Artigos para o seu blog
- Newsletters informativas
- Campanhas de e-mail marketing
- eBooks
- Brochuras digitais
- Copy para redes sociais
Otimização de conteúdos
Além de serem interessantes, cativantes e úteis para o seu público, os conteúdos dos seus suportes digitais devem estar otimizados para os motores de busca. Isto significa que devem seguir regras estabelecidas, que permitem que os analisadores dos motores de busca definam esses conteúdos como relevantes, posicionando-os no topo dos resultados das pesquisas.
Um texto interessante, bem escrito, útil e que siga as regras de otimização do SEO (Search Engine Optimization) vai ser mostrado ao seu público-alvo primeiro do que um texto irrelevante e sem regras.