Se tem um café, uma oficina ou um cabeleireiro, frequentado pelos clientes do costume que, há anos, são os mesmos e vão ao seu estabelecimento diariamente, pode ser difícil entender como as redes sociais são tão importantes para os negócios locais. No entanto, são mesmo. Para saber porquê, continue a ler estas linhas e siga o nosso raciocínio.
Poderão as Redes Sociais Atrair Mais Clientes aos Negócios Locais?
A verdade é que todas as localidades mudam, os clientes vão envelhecendo, deixam de sair tanto de casa, mudam de residência e deixam de frequentar os estabelecimentos locais onde sempre foram. As razões são várias, a consequência é que um pequeno negócio local não pode viver a confiar apenas nos seus clientes de sempre.
Esta situação aplica-se, sobretudo aos bairros históricos ou com algumas décadas de vida, onde o leque de clientes vai diminuindo com o avançar da idade das pessoas. É o ciclo natural da vida, mas o seu negócio tem de continuar e, para isso, precisa de clientes novos.
Uma boa estratégia de redes sociais para negócios locais, aplicada à realidade de cada localidade e ao segmento de mercado da sua empresa pode constituir uma rampa de lançamento para o seu negócio voltar a ter o fulgor de outros tempos.
Se está a abrir um novo negócio de bairro, uma das melhores formas de o tornar conhecido e angariar clientes é através das redes sociais. Facebook, Instagram e Tik Tok são algumas das melhores plataformas para dar a conhecer o seu novo negócio. O LinkedIn também pode ser uma boa ajuda para alguns segmentos de mercado.
E, se tiver um restaurante, não pode deixar de fora outras plataformas, como o Zomato ou o The Fork, entre outras.
Mas Como Utilizar as Redes Sociais para Alavancar Negócios Locais?
A resposta está nas linhas abaixo. É aqui que entra a função das redes sociais de alavancar os negócios locais. Aliás, é por isso que são parte integrante das estratégias de marketing digital para pequenos negócios. Mas, o que podem as redes sociais fazer pelos pequenos negócios de proximidade?
- Atrair uma faixa de clientes mais jovem – é ponto assente que as novas gerações estão quase sempre no mundo digital. Parte delas já nasceu com a presença constante dos canais digitais e a outra parte está frequentemente online. Uma boa presença nas redes sociais permite aos negócios locais atrair este novo segmento de clientes.
- Captar clientes das localidades vizinhas – se der o seu negócio a conhecer às populações das freguesias vizinhas, sublinhando aquilo que tem de melhor, é muito provável que, dada a proximidade geográfica, venha a ganhar novos clientes num curto espaço de tempo.
- Criar uma comunidade de fãs – uma das maiores vantagens das redes sociais é criar comunidades de fãs e seguidores. Na prática, esses seguidores acompanham os posts, as stories e os reels que o seu negócio local publica. Uma parte desses seguidores, passa do mundo virtual para o mundo real, constituindo uma bolsa de novos clientes para a sua empresa local.
- Fazer promoções e give aways – através das redes sociais, é possível difundir e promover give aways, promoções, descontos e outras iniciativas que ajudam a atrair clientes – novos e atuais. Ao criar esses benefícios para a sua comunidade de fãs, faz com que ela cresça e o envolvimento – engagement – entre os seguidores e a sua empresa aumentem.
- Atrair clientes ao seu website ou loja online – se o seu negócio local vende também através da Internet, as redes sociais são uma excelente forma de levar clientes à sua loja online. Além de atrair novos clientes, as redes sociais dispõem também de mecanismos de venda que permitem comercializar os seus produtos dentro das próprias redes.
Redes Sociais Fundamentais Numa Estratégia de Marketing Digital para Pequenos Negócios
Por tudo o que já referimos, as redes sociais alavancam os negócios locais e são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital para pequenas empresas. Parte de um puzzle que pode ajudar a sua empresa a notabilizar-se online e a demarcar-se da concorrência, as redes sociais tanto auxiliam grandes multinacionais como pequenos negócios de bairro.
É por isso que o marketing digital para pequenas empresas funciona como uma funda de David contra Golias, ajudando a diminuir o fosse entre pequenos e grandes negócios. Nenhuma empresa é pequena demais para ter uma estratégia de redes sociais bem pensada e executada.
Não espere mais. Evite assistir ao definhar do seu negócio local sem fazer nada. Comece hoje mesmo a pensar na sua estratégia de marketing digital. Se precisa de ajuda, contate uma agência de marketing digital para negócios locais e alavanque a sua empresa.
Para saber mais sobre estratégia de redes sociais para negócios locais, contate a Agência do Bairro e peça a ajuda de um gestor de projeto. Entre já no mundo digital de forma profissional!