As redes sociais são uma ferramenta cada vez mais importante para criar envolvimento com potenciais e atuais clientes, parceiros e com o público em geral. O fortalecimento da marca e a criação de uma comunidade em torno do negócio são um suporte importante para atrair visitantes e abrir novas oportunidades.
Há um processo estruturado por trás da gestão de redes sociais
A gestão de redes sociais deve ter em conta o público-alvo do cliente, a sua segmentação e os seus interesses pessoais e profissionais. É a partir dessa caracterização que é traçada a estratégia e são planeados os posts a publicar. É ainda importante ter em conta a altura do dia em que se publica e a quantidade de posts colocados nas diversas redes.
Por outro lado, nem todas as empresas e organizações devem estar presentes nas mesmas redes sociais. Para algumas entidades podem nem se justificar de todo. Tudo depende dos objetivos e das necessidades específicas de cada cliente.
Como funciona o processo de gestão de redes sociais?
Definimos o processo de gestão de redes sociais em 6 etapas fundamentais:
- Briefing com o cliente
- Definição do seu público-alvo
- Definição das redes sociais em que apostar
- Definição do número e tipo de posts
- Planeamento dos posts
- Criação e publicação
Através deste método, a gestão das diversas redes sociais torna-se mais simples, automática e assertiva, podendo ser ajustada a qualquer altura, em função dos resultados e dos objetivos.
Campanhas nas redes sociais
Quando se justificar, nomeadamente na altura do lançamento de uma iniciativa especial, um momento marcante da empresa ou algumas promoções, é possível apostar em campanhas de publicidade nas redes sociais. Essas campanhas podem aumentar significativamente o alcance dos posts patrocinados, embora tenham custos adicionais.
Momentos que podem justificar a aposta em campanhas pagas nas redes sociais
- Mudança de instalações
- Organização de eventos
- Promoções especiais
- Aniversário da empresa
- Ações de recrutamento