Os Media – imprensa escrita, online, rádio, TV, Web TV, blogs – são um excelente veículo para aumentar a notoriedade e credibilidade de qualquer negócio. Um artigo sobre uma loja, uma peça de TV sobre um restaurante ou uma campanha podem gerar um enorme «buzz» sobre uma marca ou uma empresa. A assessoria de imprensa é o meio para o conseguir.
O que é e para que serve a assessoria de imprensa?
Assessoria de Imprensa é um serviço que tem como objetivo fazer com que sejam publicadas notícias – artigos, reportagens, peças de TV, artigos de opinião – sobre a sua empresa. Isso consegue-se através da criação de Press Releases sobre fatos relevantes da vida da empresa e do seu envio para os meios de comunicação social. Posteriormente, é necessário fazer o follow-up junto dos jornalistas e algum lobby para que seja de fato publicado o que se pretende.
A assessoria de imprensa funciona melhor quando se organizam algumas iniciativas, que são, por norma, bem acolhidas pelos Media. Entre elas, contam-se
- Ações de responsabilidade social
- Iniciativas que incluam pessoas famosas
- Eventos criativos e diferentes
- Inaugurações, fusões ou aquisições
- Ações de internacionalização
- Criação de postos de trabalho
- Protocolos com entidades da sociedade civil
Tipos de Media
De acordo com a natureza do seu negócio, vamos adequar o serviço de assessoria de imprensa aos Media que façam mais sentido. Para pequenos negócios, é mais proveitoso apostar em meios de comunicação locais ou regionais e em Media setoriais, ligados à área de atividade da respetiva empresa.
- Jornais – nacionais, locais ou regionais
- Revistas
- Portais Web
- Canais de TV
- Canais de Web TV
- Canais no You Tube
- Blogues