Marketing Digital para Pequenos Negócios: Sim ou Não?

Se tem uma mercearia, acabou de abrir uma barbearia ou chegou a um bairro novo para reabrir um café ou restaurante – com todo o investimento que já fez -, apostar em marketing digital pode ser uma cartada duvidosa.

Até porque em bairros pequenos, o passa-palavra costuma ser a estratégia mais utilizada para angariar novos clientes. E, como sabe, são bem difíceis de conquistar, sobretudo no início.

Estas são algumas das dúvidas que podem sobressaltar micro e pequenos empresários que trabalham em mercados pequenos. Será o marketing digital uma ferramenta indicada para negócios de bairro? A resposta está nos próximos parágrafos. Venha daí.

Devem os negócios de bairro apostar no marketing digital?

A pergunta é pertinente. Se o público-alvo é o do costume e a estratégia de marketing passa pelo boca-a-boca, valerá a pena investir em marketing digital? Siga-nos e fique já a saber.

A verdade é que vivemos num mundo cada vez mais digital e em rede e a pesquisa de praticamente tudo é feita através da web. Esta podia ser, só por si, uma razão suficientemente forte para apostar em marketing digital. Mas há várias outras. Ora veja:

Razões para pequenos negócios apostarem em marketing digital

  1. Aumento da literacia digital – atualmente, até mesmo os clientes de maior idade já utilizam dispositivos móveis com acesso à Internet. E, acredite-se ou não, muitos aprendem mesmo a utilizá-los. Portanto, quem não está online é como se não existisse.
  1. Já nenhum negócio local vive só de clientes habituais – apesar de a base de clientes dos negócios de bairro ser habitual e relativamente fixa, a verdade é que num mundo cada vez mais global e onde a mobilidade é cada vez maior, há cada vez mais clientes que vêm de outros locais.

E esses, não conhecendo a zona onde está estabelecido, procurarão por um estabelecimento como o seu através da web. Ora, não estando lá ou não tendo uma presença digna de registo, é como se não existisse.

  1. Aumentar a base de clientes – se mantiver uma base de clientes, mas conseguir captar clientes novos, as suas receitas mensais vão aumentar. Porque não conseguir que a família Silva vá jantar ao seu restaurante, que fica 3 quilómetros mais longe, em vez do tasco do costume?

E porque é que o João não irá à sua barbearia, que fica a apenas duas paragens de autocarro de distância se o seu serviço for melhor?

Se uma oficina, uma barbearia ou um restaurante podem aumentar a sua base de clientes de freguesias ou até de concelhos vizinhos, fazendo subir a sua faturação mensal, através de estratégias de marketing digital, porque não fazê-lo?

Como criar uma estratégia de marketing digital para um negócio de bairro?

Agora que já chegou à conclusão de que o investimento em marketing digital para pequenos negócios pode valer a pena, veja que passos pode seguir para criar uma boa presença no mundo digital.

  • Crie um website otimizado para dispositivos móveis – o primeiro passo é criar uma presença no mundo digital. A base da comunicação digital de um pequeno negócio é o seu site.

Aposte num site clean, apelativo e com informação sintetizada, otimizado para dispositivos móveis, onde a maioria dos seus potenciais clientes vão pesquisar pelo seu negócio.

  • Invista em gestão de redes sociais – agora que já tem um site otimizado para dispositivos móveis, está na altura de mostrar ao mundo digital que existe e o que faz de melhor.

E isso consegue-se através de uma estratégia de gestão de redes sociais para pequenos negócios. Escolha bem as redes sociais onde deve estar e o tipo de posts que deve colocar, bem como a sua periodicidade. Não se esqueça dos reels, vídeos e avatares!

  • Suba no ranking do Google com SEO – os primeiros resultados das pesquisas no Google são os mais valorizados, sobretudo se forem orgânicos (não pagos).

A melhor forma de subir na lista de resultados do Google é a criação de conteúdos otimizados para SEO – Search Engine Otimization. Crie um blog e publique, periodicamente, conteúdos onde otimiza as palavras-chave pelas quais quer ser encontrado pelos clientes.

A partir deste ponto, são vários os serviços que pode acrescentar à sua estratégia de marketing digital para pequenos negócios: vídeos, serviços de design, campanhas de publicidade online ou e-mail marketing.

Quer saber mais? Contate a Agência do Bairro, a agência de marketing digital para pequenos negócios e tire todas as dúvidas.

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